terça-feira, 27 de setembro de 2011

É ou não é rio?

Geólogos divulgam carta aberta em que criticam e colocam em dúvida as conclusões de recente pesquisa brasileira que aponta a descoberta de um rio subterrâneo debaixo do Amazonas. 

Pesquisadores brasileiros divulgam indícios da existência de um ‘rio’ 4 mil metros abaixo do rio Amazonas, mas geólogos da Febrageo criticam a pesquisa e a terminologia escolhida para o fluxo de água. (foto: Flickr/ Spuneker – CC BY 2.0)
"Descoberto rio subterrâneo de 6 mil km debaixo do rio Amazonas”. Ao se deparar com essa notícia, muita gente logo imaginou um caudaloso fluxo de água correndo por um túnel abaixo da terra. No entanto, o suposto rio, anunciado por pesquisadores brasileiros do Observatório Nacional, nada tem a ver com essa imagem.
Não é à toa que o estudo tem causado rebuliço no meio científico, levando um grupo de pesquisadores da Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo) a elaborar uma carta aberta à sociedade criticando as conclusões do trabalho e o uso do termo ‘rio’.
O ‘rio’ subterrâneo, batizado de Hamza em homenagem a um dos seus descobridores, o geofísico Valiya Hamza, foi anunciado no final de agosto no 12º Congresso Internacional da Sociedade Brasileira de Geofísica, chamando a atenção da mídia internacional e conquistando até um verbete na Wikipédia.
Hamza e sua orientanda de doutorado Elizabeth Pimentel, da Universidade Federal do Amazonas, analisaram dados de temperatura da água e das rochas de 241 poços de petróleo desativados perfurados pela Petrobrás na região amazônica e encontraram indícios de que existe um fluxo de água subterrâneo, de 6 mil km de extensão e até 400 km de largura, que corre por entre os sedimentos rochosos a 4 mil metros de profundidade.
Segundo os pesquisadores, o ‘rio’, formado pela infiltração da água da chuva e de outros rios, teria início no Acre e seguiria do oeste para o leste, passando pelas bacias dos rios Solimões, Marajó e Amazonas, até alcançar o mar.
       No entanto, geólogos dizem que, mesmo que exista esse fluxo de água, ele não poderia ser chamado de rio, pois se move por dentro de uma camada permeável de rochas, como o calcário e o arenito.
De acordo com o geólogo José Luiz Galvão de Mendonça do Centro Universitário de Araraquara (Uniara) – autor do artigo ‘Rios subterrâneos: mito ou realidade’ publicado na revista CH –, o fluxo de água descrito se assemelha mais a uma esponja molhada do que a um rio.
“Tratar essa água como um rio está errado”, afirma. “Um rio subterrâneo é um conceito popular; na verdade, o que foi descoberto foi um aquífero, rochas porosas que retêm água.”
Hamza conta que foi difícil definir a descoberta, mas que não seria possível chamá-la de aquífero porque o fluxo de água encontrado não fica reservado, mas segue curso e deságua do mar.

“Encontramos movimento de água que corre em área muito extensa e achamos que o melhor seria chamar de rio”, diz.

Esquema divulgado pelos autores da pesquisa mostra o ‘rio subterrâneo’ debaixo do Amazonas. (fonte: Coordenação de Geofísica do Observatório Nacional)

Passos de formiga


O estudo de Hamza indica que o fluxo de água subterrâneo é lento, com uma velocidade de 10 a 100 metros por ano, bem menor que a do rio Amazonas, que avança cerca de dois metros por segundo. Mas, de acordo com o pesquisador, isso não é motivo para não chamá-lo de rio.

“Não há definição na ciência para a velocidade mínima ou máxima de um rio”, diz. “Inclusive, no Brasil, existem rios com velocidade inferior a que encontramos, como o Rio do Sono, no Tocantins. Além disso, o nosso rio tem um fluxo de 3.900 m3/s, muito grande se comparado ao do Rio São Francisco, por exemplo.”

Hamza: “Não há definição na ciência para a velocidade mínima ou máxima de um rio”

Na avaliação do pesquisador, o uso do termo rio é adequado, pois, além do rio a que estamos acostumados, que corre na superfície, existem outros dois tipos conhecidos: o atmosférico e o subterrâneo.


Celso Dal Ré Carneiro, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), um dos geólogos que assinam a carta aberta de crítica ao estudo, confronta a análise de Hamza. Ele afirma que ‘rio atmosférico’ não é um termo científico e que o conceito de ‘rio subterrâneo’ é usado apenas para as situações em que águas fluem dentro de cavernas.

“Chamar de rio o fluxo de água indicado no estudo é o mesmo que dizer que uma caneta que tem forma de lápis é um lápis e não uma caneta. Esse estudo fere conceitos arraigados nas geociências.”

Carneiro e os demais geólogos que assinam a carta destacam que fluxos de água lentos como o indicado por Hamza “são comuns na região do rio Amazonas e estudados há tempos pelos geólogos brasileiros”.
Conclusões precipitadas

De acordo com Hamza, uma das principais implicações da descoberta do ‘rio subterrâneo’ é a explicação que ele traz para a presença de bolsões de baixa salinidade na zona oceânica em torno da foz do Rio Amazonas.

Segundo o pesquisador, a baixa salinidade dessa região, que resulta em uma fauna única, não poderia ser causada somente pelas águas doces do Amazonas.

Carneiro: “É muita suposição dizer que esse fluxo deságua no mar, bem como especular sobre sua velocidade, vazão e dimensão”

Essa tese é confrontada pelos geólogos da Febrageo. Segundo eles, a descarga do Amazonas é sim suficiente para formar os bolsões de água doce no Atlântico e não há como afirmar que o fluxo de água descoberto chega ao oceano e nem mesmo se ele é de fato doce.

“É muita suposição dizer que esse fluxo deságua no mar, bem como especular sobre sua velocidade, vazão e dimensão”, defende Carneiro. “O trabalho como um todo não é absurdo, mas as suas conclusões são precipitadas, baseadas apenas em dados indiretos de temperaturas que não foram avaliados por pesquisadores independentes.”


segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Governador Tião Viana inaugura ruas no Corcovado

um novo tempo

O governador Tião Viana e sua comitiva passaram por Tarauacá hoje segunda feira, 19, para entregar 07 ruas pavimentadas à comunidade do Corcovado construídas através do Programa Ruas do Povo.
A população do Corcovado tem realmente o que comemorar, pois foram longos anos de espera para que a maior parte das ruas do bairro fossem pavimentadas, isso é apenas um começo das várias ações que estão sendo planejadas para a comunidade, e com certeza, se estenderá a outros bairros de nossa cidade.
Hoje estive presente no ato de inauguraçao das ruas e pude perceber a felicidade estampada no rosto das pessoas que estavam ali prestigiando aquele ato. Tudo isso é fruto de muita luta daqueles que acreditam num projeto político e de governo que visa sobretudo o trabalho de amenizar o sofrimento do nosso povo. Quando estivemos no Corcovado há mais ou menos dois meses, eu e o Gerente do DEPASA Tadeu Moreira, reunindo a comunidade e anunciando esse grandioso investimento, víamos no rosto de alguns a alegria, esperança, mas em alguns a gente até percebia um certo ar de desconfiança, e hoje toda aquela comunidade recebe as ruas pavimentadas. Foi o primeiro bairro a ser contemplado com as pavimentações do governo, acreditamos que em breve com as contrapartidas da prefeitura em pavimentações, teremos 100% das ruas pavimentadas em pouco tempo.
Para o governador Tião Viana esse é um momento de entrega de um serviço que muda a vida da comunidade. “Eu imagino que os moradores tinham dificuldades para sair de casa por causa da lama, isso foi o sentido que nos permitiu travar essa luta pela pavimentação das ruas aqui do Corcovado e essa luta só vai acabar quando todas as ruas de Tarauacá estiverem pavimentadas”, afirmou o governador Tião.
Esse é um momento de muita alegria para a população de Tarauacá e para  todos nós que fazemos parte desse governo, que acredita na mudança e trabalha de forma incansável para ver a vida de todo povo do Acre melhorar.
Amigos, ver o corcovado receber esses investimentos e crescer é motivo de satisfação, dar um sentimento de que cada um de nós tem participação direta nessa mudança, mas eu fico mais feliz porque foi ali naquele bairro que praticamente tudo começou na minha vida, foi ali onde comecei a estudar, tive meus primeiro professores e hoje tive o prazer de encontrar uma das minhas primeiras professoras, que depois foi minha colega de Faculdade, a Professora Das dores Quirino, e lembro muito bem que naquela época andávamos por caminhos encharcados e com muita lama, o tempo foi passando e o bairro foi crescendo, recebeu alguns investimentos como quadra de esportes com arquibancadas cobertas e uma unidade de saúde, conjunto habitacional, época do então Prefeito Dr. Jasone , e a partir de então os investimentos ali foram mínimos, apesar de os governantes municipais terem motivos de sobra para fazer os investimentos necessários, e hoje podemos ver os investimentos que trarão consequentemente dias melhores para toda comunidade.

Abraço a todos......... 


domingo, 18 de setembro de 2011

Cenário político em Tarauacá


Tarauacá tem vivido nos últimos dias um clima de euforia quando o assunto é eleições  2012, o fato é que existem muitos interessados em ser o próximo Prefeito de Tarauacá, mas poucos desses pretensos candidatos estão realmente preparados para assumir tamanha responsabilidade. Não se sabe ainda quem realmente será o candidato da frente popular, mas  sabemos que nos bastidores  tem muita gente se articulando para se dar bem, sem pensar nos interesses do povo, que projeto político é esse que alguns partidos querem construir para Tarauacá? Criticar administração de quem mais gerou emprego à população de Tarauacá é muito fácil, difícil é ser humilde em reconhecer que pessoas são passíveis de erros e acertos, que com erros também se aprende e isso não precisa ser educador ou cientista político para saber, de ver que houve nessa conjuntura política uma espécie de pacto por um projeto político para Tarauacá nas eleições de 2008, ou será que os camaradas já esqueceram? todos os partidos de acordo com seu estatuto são autônomos, independem de decisões de governo, aqui está em evidencia uma história de longos anos de luta pela consolidação de um projeto político e de melhorias para o povo de Tarauacá, e não é por acaso que enquanto muitos dormem tranquilos, tem dois cidadãos médicos que estão praticamente 24 horas por dia doando seu próprio sangue trabalhando para ver a população vivendo de forma mais digna. Se alguém insiste em acreditar que os partidos não tem nenhuma autonomia, é um direito que tem, e isso, será realmente mostrado ao povo.
Aos que criticam erros dos outros, me digam aí quem nunca errou na vida, não é porque erramos  no passado que continuaremos  errando, é claro que nessa conjuntura política temos pessoas que são respeitadas pelo seu trabalho enquanto cidadãos  e que merecem nosso respeito, mas, isso não significa dizer que os mesmos representam de forma mais afincua os interesses políticos de um grupo. O que algumas pessoas acham esquisito é relativo, todos os partidos tem autonomia para fazer ou não reuniões e convidar quem tiver vontade ou achar conveniente, pode ser esquisito também o fato de determinado Deputado vir a Tarauacá conversar com várias pessoas e partidos e esquecer outros, que logicamente são aliados políticos, dizem que tudo isso é em nome de um projeto, só não se sabe ainda se é um projeto de partido ou um projeto para a população de Tarauacá. O PT certamente tem como pré- candidato o  Dr. Jasone,  assim como outros partidos devem ter os seus, mas acreditamos que através do diálogo  e de certa forma de amadurecimento de alguns atores políticos, teremos a concretização de um projeto político que tanto precisamos. Quem não lembra das grandes caminhadas nas eleições de 2008, onde o PT teve que recuar naquele momento em nome de um projeto e que o Dr. Jasone, mesmo sabendo que tinha condições de vencer as eleições aceitou compor na chapa da frente com o Batista  e ele como vice, e mais ele foi à luta, ou será que já esqueceram também? São praticamente 8 anos de espera, um sonho adiado, vendo as coisas  acontecer de qualquer jeito aqui em Tarauacá, sem geração de emprego para a população, construções irregulares por parte do poder público municipal, praticamente nenhum investimento nas áreas sociais, em esgotamento sanitário, enfim, foram anos de desmandos, onde o povo foi desrespeitado, e onde a Câmara de Vereadores ficou muito ausente do seu papel de fiscalizador do executivo  e dos investimentos públicos.
O ser humano tem a mania de ser naturalmente egoísta, de pensar no seu “eu” justificando a necessidade de um grupo, vejo que se todos nós falarmos a mesma linguagem dentro dos partidos que realmente compõem hoje a frente popular teremos uma candidatura forte e consolidada, não consegui ainda entender o medo de alguns companheiros que lutaram a vida inteira e que são de esquerda, aceitar que coisas como essas aconteçam dessa forma, é como se nenhum entre os que se apresentam como pretensos candidatos que sempre lutaram, inclusive pela criação de partidos da frente, servissem ao projeto político, tendo que importar candidatos de outros blocos políticos, e mais, com sua equipe de governo praticamente consolidada, para ser o salvador da pátria.
Professor Evandro Dias

sábado, 17 de setembro de 2011

O veneno nosso de cada dia

Desde 2008 o Brasil lidera a lista dos maiores consumidores de agrotóxico do mundo. O país é o segundo maior produtor de transgênicos do planeta, cuja promessa é o menor uso de herbicidas. Essas e outras contradições são discutidas por Jean Remy Guimarães em sua coluna de setembro.

Uma das imagens de abertura do documentário ‘O veneno está na mesa’, de Silvio Tendler. No filme, o cineasta apresenta a seguinte cifra: “Cada brasileiro consome em média 5,2 litros de agrotóxicos por ano”.
Tomo emprestado o título desta coluna do notável documentário de Marie-Monique Robin, como poderia também chamá-la O veneno está na mesa, em homenagem ao igualmente notável documentário de Silvio Tendler. Como o leitor já concluiu, são filmes sobre agrotóxicos no Brasil.
Tomei conhecimento desses documentários via redes sociais e discretas notas na imprensa. Vendo-os, descobri estarrecido que somos, desde 2008, o país que mais consome agrotóxicos no mundo. Uau, pensei! Então devemos mesmo ser os campeões na produção de alimentos.
Em rápida consulta ao site da FAO, a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, descobri: em 2008, a produção sul-americana de grãos foi de 136 milhões de toneladas. De fato, dá para fazer muita papinha. Mas a norte-americana, no mesmo período, foi de 453 milhões de toneladas; a europeia, 478 milhões; e a asiática, 945 milhões.
Não lhes parece desproporcional estar no pódio do consumo de agrotóxicos para uma fatia relativamente pequena da produção global?
Não lhes parece desproporcional estar no pódio do consumo de agrotóxicos para uma fatia relativamente pequena da produção global? É estranho. Também achei notável que um fato tão relevante como esse – de passar ao topo da lista – tenha tido tão pouco destaque na imprensa.
E mais extraordinário ainda a solitária nota na coluna ‘Eco Verde’, do jornal O Globo, em 11 de agosto de 2011, sobre a reunião da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) em que se decidiria a respeito da liberação ou não do uso comercial no país do primeiro feijão geneticamente modificado do mundo, desenvolvido pela Embrapa.
Pois bem, depois de algumas divergências na CTNBio, o feijão transgênico foi aprovado nessa quinta-feira, 15 de setembro. Veremos como a imprensa vai reagir. Hoje (16/9) o tema foi destaque da seção de ciência do mesmo jornal mencionado.


quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Palestra sobre Amazônia

Promovendo Palestra  na Escola de Ensino Médio

Professor Evandro Dias
Ministrando palestra sobre a Amazônia, no  Auditório da Escola de ensino Médio Dr. Djalma Batista, 05 de setembro, dia em que se comemora o dia da Amazônia, falando  sobre  diversos aspectos relacionados à região que é considera a mais rica do planeta em termos de biodiversidade de plantas de animais, falando sobre alguns mitos e verdades acerca da região,etc.




Ministrando Palestra sobre a Independência do Brasil
Professor Elivan Dias




Ministrando palestra sobre a Independência do Brasil no Auditório da Escola de ensino Médio Dr. Djalma Batista, 07 de setembro, dia em que se comemora a Independência do Brasil, falando sobre a história do Brasil, desde seu processo de “descobrimento” até seu processo de independência política, em 1822.
Elivan Dias é Professor de História recém formado pela UFAC- núcleo de Tarauacá  e  aprovado em concurso Público da Secretaria de Estado de Educação,  é professor da Rede Pública Municipal, com vasto conhecimento na área pedagógica e na sua área de Formação acadêmica.
Vou contar um pouca da nossa história de vida, quando trabalhávamos na zona rural, tínhamos que acordar todos os dias às 5:00H da manhã para trabalhar na roça, e nas horas vagas que tínhamos, pegávamos livros  ou qualquer outro material para fazer aquela leitura do dia-dia, pois o tempo que nos sobrava era muito pouco e o trabalho duro do campo já deixava de longe um cansaço estampado no corpo e na alma, mas foi acreditando e lutando que conseguimos alcançar parte dos objetivos de nossa vidas. Hoje somos professores licenciados e trabalhamos na mesma escola, eu formado em Geografia e Elivan em História.
Meus caros, a vida é feita de desafios. Vencer já é difícil para os que lutam, imaginem para os ficam vendo tudo acontecer de braços cruzados.....
Lembrem- se: “ Para todo aquele que não tem um objetivo definido,
Não existe vento a favor”!!!
 

terça-feira, 13 de setembro de 2011

PT conduz processo de escolha de candidato à Prefeitura de Rio Branco

Tião Viana e Raimundo Angelim conduzirão o processo





           Os 12 partidos que integram a Frente Popular do Acre (FPA) firmaram acordo para o lançamento de uma candidatura única à prefeitura de Rio Branco. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (12) durante reunião entre representantes das legendas da coligação com o governador Tião Viana e prefeito da capital Raimundo Angelim.
Os partidos delegaram a Viana e a Angelim a condução do processo que vai definir o candidato a prefeito e seu vice. O nome que deve disputar o terceiro mandato consecutivo da FPA para a prefeitura da capital acreana será apresentado aos rio-branquenses em breve.
PV e PCdoB, que já haviam apresentado seus pré-candidatos, também acordaram para o pacto em torno de um único nome à disputa eleitoral do ano que vem.
Na reunião foi aprovada uma nota ressaltando a importância da continuidade do projeto da Frente na capital. Intitulado “Unidade pela integridade de Rio Branco”, o documento destaca as melhorias na cidade a partir de 2005, ano no qual Angelim, segundo a nota, “recebeu uma prefeitura falida, mas com o apoio do governo do Estado e do governo Federal, saneou as finanças do município e fez a cidade voltar a crescer”.
A FPA atualmente é formada pelo PT, PCdoB, PSB, PRB, PDT, PTB, PTN, PR, PSDC, PTC, PV e PRP.

Nota da Frente Popular do Acre  

                      Unidade pela integridade de Rio Branco


A Frente Popular, sempre agradecida ao povo pelas vitórias e oportunidades de servir ao Acre, pede a participação da sociedade, do movimento social e da sua militância na construção de uma nova luta pelo bem da nossa capital Rio Branco.
Com trabalho, ética e humildade, procuramos corresponder à confiança dos acreanos. Resgatamos nossos valores históricos e a autoestima do nosso povo, recuperamos a credibilidade do Estado e fizemos mudanças que melhoraram o Acre, criando a plataforma para a emancipação econômica e o desenvolvimento social da nossa sociedade.
Rio Branco exige uma reflexão especial. Entre 1997 e 2004, os nossos opositores tomaram conta da prefeitura, quebraram o município e deixaram minguar os salários dos funcionários e a cidade numa crise urbana onde o lixo e os buracos tomavam conta das ruas.
Em 2005, o prefeito Raimundo Angelim recebeu uma prefeitura falida, mas, com o apoio do Governo do Estado e do Governo Federal, saneou as finanças do município e fez a cidade voltar a crescer, com serviços essenciais atendendo às famílias e obras beneficiando todos os bairros.
Agora é nosso dever lutar para que nem as desastrosas administrações do passado, nem a corrupção que tanto sugou o Acre, voltem pelas falsas promessas de uma oposição sem projeto, mas com muita sede de poder.
A Frente Popular tem um projeto em execução em Rio Branco, com Angelim; no Governo do Acre, com Tião Viana; e no Brasil, com a presidente Dilma. A união desses esforços, com o apoio da nossa base parlamentar e a participação da sociedade, garante as melhores condições, práticas e compromisso ético para fazer Rio Branco seguir melhorando cada vez mais.
Buscando um novo jeito de fazer caminhar as mudanças iniciadas, os partidos da Frente Popular já iniciaram o debate com vistas às eleições municipais de 2012, tendo resolvido:
— confirmar a unidade da Frente Popular, com candidatura única para a prefeitura de Rio Branco;
— e fortalecer a via democrática de construção da candidatura única, constituindo o governador Tião Viana e o prefeito Raimundo Angelim como coordenadores desse processo.
Vamos redobrar o trabalho nos partidos, na sociedade e nas ruas, buscando a participação do movimento social e mobilizando, desde já, a militância que forma a principal força da Frente Popular.
 


PT, PCdoB, PSB, PRB, PDT, PTB, PTN, PR, PSDC, PTC, PV e PRP.