quinta-feira, 17 de novembro de 2011

O problema da resistência a antibióticos






O surgimento de bactérias resistentes a quase todas as drogas antimicrobianas desafia a medicina. O artigo de capa da CH de novembro fala sobre as principais superbactérias, responsáveis por um número crescente de infecções e mortes em todo o mundo.

Nas últimas décadas, o mundo tem testemunhado uma grande proliferação de bactérias patogênicas, envolvidas em uma variedade de doenças, que apresentam resistência a múltiplos antibióticos.
O termo superbactérias, muito usado atualmente, refere-se a bactérias que acumularam vários genes determinantes de resistência, a ponto de se tornarem refratárias a praticamente todos os antimicrobianos utilizados nos tratamentos médicos, deixando clínicos e cirurgiões sem muitas opções para combater as infecções.
Sem dúvida, um dos mais importantes fatores envolvidos na proliferação de superbactérias é a ampla utilização de antibióticos no ambiente hospitalar, na população extra-hospitalar (comunitária) e na agropecuária.
A taxa de infecções graves por bactérias multirresistentes é ainda maior nos países em desenvolvimento
É preocupante o aumento contínuo das taxas de mortalidade relacionadas a infecções por bactérias multirresistentes, em todos os continentes. A partir de dados (de 2009) de um grupo de estudo envolvendo o Centro Europeu para o Controle de Doenças e a Agência Europeia de Medicina, estimou-se que, a cada ano, cerca de 25 mil pacientes morrem dessas infecções na União Europeia.
Nos Estados Unidos, estudos realizados pelos Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) avaliaram que mais de 63 mil pessoas morrem, a cada ano, de infecções bacterianas associadas a hospitais.
Mais inquietante é o fato de que a taxa de infecções graves por bactérias multirresistentes é ainda maior nos países em desenvolvimento, como o Brasil, onde os serviços de assistência à saúde são, muitas vezes, precários.

Perigo nos hospitais

As superbactérias têm surgido a partir de diversas espécies ou grupos de microrganismos, alguns dos quais podem ser encontrados normalmente em nosso corpo (na pele e nos intestinos, por exemplo).
Entre as espécies mais associadas à resistência a antimicrobianos estão Staphylococcus aureus resistente à meticilina (conhecida pela sigla MRSA), Acinetobacter baumannii, Entero-coccus faecium, Pseudomonas aeruginosa, Clostridium difficile, Escherichia coli e Klebsiella pneumoniae.
A MRSA está, sem dúvida, entre as superbactérias mais disseminadas no mundo, tanto no ambiente hospitalar quanto fora dos hospitais, envolvendo inclusive indivíduos saudáveis.
Pacientes hospitalizados são mais suscetíveis a infecções graves por MRSA, em razão do sistema imune mais comprometido
Em 2007, o CDC publicou relato, no Journal of the American Medical Association, estimando que o número de infecções por MRSA nos Estados Unidos estaria próximo de 100 mil por ano, com cerca de 19 mil casos fatais. O número de mortes, segundo o editorial que comentava o artigo, é maior que o das mortes atribuídas ao vírus da Aids naquele país, no mesmo ano.
Atualmente, em países mais ricos, como os Estados Unidos, 60% a 70% das amostras de S. aureus encontradas em unidades de terapia intensiva (UTI) apresentam resistência à meticilina (ou seja, são MRSA).
Pacientes hospitalizados são, particularmente, mais suscetíveis a infecções graves por MRSA, em razão do sistema imune mais comprometido e do uso de procedimentos médicos invasivos, como cirurgia e implantação de cateteres e próteses.


sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Fundação de Cultura Elias Mansour- Núcleo de Tarauacá



CONVITE

         O Governo do Estado do Acre através da Fundação  de Cultura e Comunicação Elias Mansour – FEM em parceria com o Conselho Estadual de Cultura - CONCULTURA convidam todos os fazedores de cultura, ativistas culturais e comunidade em geral para participarem do lançamento dos editais do Programa Estadual de Fomento e Incentivo á Cultura – PRECULT, que substitui a (antiga lei de incentivo).
         Nesta ocasião, estaremos realizando a oficina de gestão e elaboração de projetos culturais, além da eleição do conselheiro temporário representando a sociedade civil do município no conselho Estadual de Cultura – CONCULTURA.

DIA: 17/11/2011
 LOCAL: Galpão de Cultura da COHAB
HORA: 14:00H

Evandro Dias da Costa
Coord. FEM- Núcleo Regional Tarauacá/Envira


terça-feira, 8 de novembro de 2011

Prorrogado o prazo para a entrega dos Projetos de Cultura da FEM.





O Governo do Estado do Acre, por intermédio da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour lança cinco editais do  Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – PRECULT, criado como parte integrante do Sistema Estadual de Cultura, substitui a Lei Estadual de Incentivo a Cultura (Lei Estadual nº 1.2888/1999) e é composto pelas seguintes modalidades de apoio a projetos comunitários de natureza cultural:
Em virtude de alguns imprevistos que ocorreram ao longo do ano, a Fundaçao Elias Mansour, prorroga o prazo de entrega dos projetos de cultura financiados pelo Governo do Estado através do PRECULT para o dia 25 de Novembro, para que desse modo, as pessoas que queiram participar deste edital,  possam apresentar seus projetos nas diferentes áreas culturais.
Mais detalhes em breve.

Tarauacá-Acre, 08 de Novembro de 2011.


Evandro Dias da Costa
Coord. FEM Núcleo Regional Tarauacá/Envira