terça-feira, 11 de junho de 2013

"Pior time do mundo" espera encontro com a campeã Espanha em Recife



Por questão de alguns dias, Recife reunirá os extremos do futebol internacional. Tudo graças à presença na cidade da Espanha, bicampeã europeia e vencedora do último Mundial. O time de Iniesta e Casillas começa sua caminhada na Copa das Confederações pela capital pernambucana, que também abriga o Íbis, folclórico clube local que se autodenomina o pior do planeta.
Durante a sua pior fase, no final da década de 70 e início dos anos 80, o Íbis conquistou a brava marca de três anos e 11 meses sem uma vitória sequer. A façanha valeu ao clube um lugar no "Guiness, O Livro dos Recordes". Por isso, no uniforme oficial, abaixo do escudo, está escrita a frase "O Pior Time do Mundo", apesar do clube já ter sido duas vezes campeão estadual de juniores e conquistado a Segundona de Pernambucano em 1999.
O clube manda atualmente seus jogos em Paulista, cidade da região metropolitana de Recife onde nasceu o pentacampeão Rivaldo. Segundo o presidente Ozir Ramos, o Íbis está de prontidão à espera de uma oportunidade de ver as estrelas da Espanha e divulgar a fama negativa.
"Estamos à disposição deles. Seria interessante algum contato. A gente desafia eles para um treino", declarou Ozir Ramos.
No último ano, o Íbis experimentou uma surpreendente boa fase, que gerou protestos de torcedores apegados à tradição do "pior do mundo". Mesmo assim, apesar do perigo de contrariar a conhecida identidade do clube, o presidente afirma que a intenção no segundo semestre é conquistar acesso á elite do futebol pernambucano.
"Estamos em preparação, o campeonato começa em 5 agosto, a A-2 do Pernambucano. O time está em formação. O time está treinando já. Queremos subir, buscar o acesso", afirma Ozir Ramos. "A gente ficou mais ou mesmo ano passado, com cinco ainda atrás da gente. Nossa intenção é jogar para ganhar. O time é pobre, não tem recursos para adquirir atletas. Mas quando dá a gente dá uma beliscadinha", acrescenta.
Recentemente o Íbis decidiu se aventurar no basquete, graças a uma iniciativa que partiu da Federação pernambucana da modalidade. O clube não tem quadra própria, encontrou dificuldade para confeccionar uniformes e conta com atletas amadores. Depois de participar do Estadual de 3x3, com o vice-campeonato, agora a agremiação se prepara para o primeiro torneio oficial com time completo.
"Estamos esperando começar a competição. Acho que temos uma das equipes boas da competição, mas é o nosso primeiro ano. Esperamos ir bem, pelo menos no basquete", diz o presidente.
Favorita da Copa das Confederações, a Espanha estreia no torneio diante do Uruguai, na nova Arena Pernambuco, no domingo, às 19h. Na primeira fase a equipe dirigida por Vicente del Bosque ainda enfrenta as seleções de Taiti e Nigéria. A chegada a Recife está prevista para a noite de quarta-feira.