domingo, 18 de setembro de 2011

Cenário político em Tarauacá


Tarauacá tem vivido nos últimos dias um clima de euforia quando o assunto é eleições  2012, o fato é que existem muitos interessados em ser o próximo Prefeito de Tarauacá, mas poucos desses pretensos candidatos estão realmente preparados para assumir tamanha responsabilidade. Não se sabe ainda quem realmente será o candidato da frente popular, mas  sabemos que nos bastidores  tem muita gente se articulando para se dar bem, sem pensar nos interesses do povo, que projeto político é esse que alguns partidos querem construir para Tarauacá? Criticar administração de quem mais gerou emprego à população de Tarauacá é muito fácil, difícil é ser humilde em reconhecer que pessoas são passíveis de erros e acertos, que com erros também se aprende e isso não precisa ser educador ou cientista político para saber, de ver que houve nessa conjuntura política uma espécie de pacto por um projeto político para Tarauacá nas eleições de 2008, ou será que os camaradas já esqueceram? todos os partidos de acordo com seu estatuto são autônomos, independem de decisões de governo, aqui está em evidencia uma história de longos anos de luta pela consolidação de um projeto político e de melhorias para o povo de Tarauacá, e não é por acaso que enquanto muitos dormem tranquilos, tem dois cidadãos médicos que estão praticamente 24 horas por dia doando seu próprio sangue trabalhando para ver a população vivendo de forma mais digna. Se alguém insiste em acreditar que os partidos não tem nenhuma autonomia, é um direito que tem, e isso, será realmente mostrado ao povo.
Aos que criticam erros dos outros, me digam aí quem nunca errou na vida, não é porque erramos  no passado que continuaremos  errando, é claro que nessa conjuntura política temos pessoas que são respeitadas pelo seu trabalho enquanto cidadãos  e que merecem nosso respeito, mas, isso não significa dizer que os mesmos representam de forma mais afincua os interesses políticos de um grupo. O que algumas pessoas acham esquisito é relativo, todos os partidos tem autonomia para fazer ou não reuniões e convidar quem tiver vontade ou achar conveniente, pode ser esquisito também o fato de determinado Deputado vir a Tarauacá conversar com várias pessoas e partidos e esquecer outros, que logicamente são aliados políticos, dizem que tudo isso é em nome de um projeto, só não se sabe ainda se é um projeto de partido ou um projeto para a população de Tarauacá. O PT certamente tem como pré- candidato o  Dr. Jasone,  assim como outros partidos devem ter os seus, mas acreditamos que através do diálogo  e de certa forma de amadurecimento de alguns atores políticos, teremos a concretização de um projeto político que tanto precisamos. Quem não lembra das grandes caminhadas nas eleições de 2008, onde o PT teve que recuar naquele momento em nome de um projeto e que o Dr. Jasone, mesmo sabendo que tinha condições de vencer as eleições aceitou compor na chapa da frente com o Batista  e ele como vice, e mais ele foi à luta, ou será que já esqueceram também? São praticamente 8 anos de espera, um sonho adiado, vendo as coisas  acontecer de qualquer jeito aqui em Tarauacá, sem geração de emprego para a população, construções irregulares por parte do poder público municipal, praticamente nenhum investimento nas áreas sociais, em esgotamento sanitário, enfim, foram anos de desmandos, onde o povo foi desrespeitado, e onde a Câmara de Vereadores ficou muito ausente do seu papel de fiscalizador do executivo  e dos investimentos públicos.
O ser humano tem a mania de ser naturalmente egoísta, de pensar no seu “eu” justificando a necessidade de um grupo, vejo que se todos nós falarmos a mesma linguagem dentro dos partidos que realmente compõem hoje a frente popular teremos uma candidatura forte e consolidada, não consegui ainda entender o medo de alguns companheiros que lutaram a vida inteira e que são de esquerda, aceitar que coisas como essas aconteçam dessa forma, é como se nenhum entre os que se apresentam como pretensos candidatos que sempre lutaram, inclusive pela criação de partidos da frente, servissem ao projeto político, tendo que importar candidatos de outros blocos políticos, e mais, com sua equipe de governo praticamente consolidada, para ser o salvador da pátria.
Professor Evandro Dias