segunda-feira, 25 de julho de 2011

Água desponta como remédio natural para prevenir diabetes


Pesquisa mostra que 1 litro por dia diminui em 21% o risco de hiperglicemia, o primeiro passo da doença metabólica

Um estudo preliminar, apresentado no início do mês durante a reunião da Associação Americana de Diabetes, comprovou que a água pode ser um remédio natural contra um dos primeiros passos para as disfunções metabólicas e o ganho de peso: a glicemia elevada.
Durante nove anos, os pesquisadores franceses acompanharam 3.615 homens e mulheres e mensuraram o nível de açúcar no sangue dos participantes. Quando estas medições indicam alta concentração de glicose é um indício de que a pessoa pode desenvolver o diabetes tipo 2. Em alguns casos, os médicos classificam estes pacientes como pré-diabéticos.
Pelos dados parciais apresentados, as pessoas que relataram beber mais de 1 litro de água por dia (entre 4 e 8 copos americanos) apresentaram risco 21% menor de desenvolver hiperglicemia quando comparados àqueles que disseram beber menos de meio litro em um dia.
No mesmo estudo, foram avaliados outros fatores de risco para descontrolar os níveis de açúcar no sangue, como idade, sexo, peso, atividade física e consumo de bebidas como cerveja, sucos adocicados e vinho. E é neste ponto que os especialistas ainda não conseguem mensurar o efeito isolado da água.
Segundo afirmou um dos autores do estudo ao site especializado WebMD, Ronan Roussel, as pessoas que bebem mais água podem ter a influência de outros fatores não avaliados (alimentação, genética e até hormônios) que contribuem para a diminuição do índice de açúcar no sangue. Por isso, o próximo passo da pesquisa é testar o efeito direto da água na glicose. O objetivo é selecionar pessoas que já estão com hiperglicemia, sugerir que elas aumentem a ingestão de água e então avaliar os resultados.
O fato é que o consumo de dois litros de água por dia já é sugerido por médicos de várias especialidades como hábito protetor da saúde. Além de hidratar o organismo e aumentar a resistência do sistema de defesa, a água eleva a sensação de saciedade e é uma das principais aliadas da dieta e do emagrecimento.