domingo, 31 de julho de 2011

Procura-se um nome para o 'Octospora humosa'

 
Na foto, o fungo até então anônimo fora da ciência. Competição ajudou a apelidar indivíduos pouco conhecidos e ameaçados. (foto: Thomas Læssøe/ Natural England)


Concurso promovido no Reino Unido dá apelido a espécies ameaçadas de extinção conhecidas apenas pelos seus nomes científicos. 
 
   Se dissessem assim: "O fungo Octospora humosa está ameaçado de extinção", qual seria a possibilidade de você lembrar, até a hora de dormir, o nome da espécie? 
Tente novamente com a seguinte sentença: o fungo 'lábios ardentes' está ameaçado de extinção. Mais fácil, né?
   Foi exatamente com o objetivo de jogar luz sobre dez espécies que podem sumir definitivamente do globo – conhecidas apenas pelos seus nomes científicos – que a Natural England, braço da Secretaria do Meio Ambiente britânica, e o jornal inglês Guardian organizaram um concurso intitulado 'Nomeie uma espécie'. 
O apelido vencedor foi justamente 'lábios ardentes' (tradução livre do inglês, hotlips), agora nome popular do fungo alaranjado que, de fato, é a cara de uma boca carnuda.


Antes, era apenas 'Coryphella browni'. Agora, a lesma-do-mar ganhou um apelido: 'senhora escarlate'. (foto: Paul Naylor/ Natural England)


Segundo reportagem do Guardian, os organizadores ficaram surpresos quando descobriram a idade do vencedor: uma menina de 12 anos, que derrotou mais de 5 mil candidatos. "Eles [os jovens] olham para as coisas com uma criatividade de se admirar", disse ao jornal Pete Brotherton, um dos juízes da competição.
No top10 dos nomes criativos ainda estão a 'senhora escarlate' (scarlet lady) – nova alcunha de uma lesma-do-mar avermelhada (daí escarlate) e hermafrodita (daí o irônico 'senhora') – e o 'líquen raio de sol' (sunburst lichen), epíteto para o organismo Lichenomphalia alpina.
"São espécies, agora, com nome", celebrou Brotherton. "Algumas delas estão ameaçadas de extinção e podem, no futuro, ser salvas por esses apelidos."