quinta-feira, 21 de julho de 2011

Picos se prepara para campanha de vacinação contra sarampo

Em 2011 um caso já foi registrado em Teresina. Meta é vacinar 95% das crianças abaixo de sete anos.


Iniciada e já concluída em alguns estados brasileiros, a campanha contra o sarampo agora chega ao Piauí. A meta é imunizar 95% das crianças com idade abaixo de sete anos em todo o território.

Os pais acompanhados dos filhos devem procurar os postos de saúde a partir do dia 13 de agosto para a imunização contra o sarampo e também para a segunda dose da vacinação contra a paralisia infantil. A data também é considerada o dia “D” da campanha que vai até 13 de setembro.
De acordo com a Coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeira Conceição Portela, a campanha visa imunizar a população suscetível que vai de um até os sete anos (6 anos, 11 meses e 29 dias). “Nós estamos começando a mobilização. Na próxima semana vamos capacitar todos os recursos humanos da Secretaria Municipal de Saúde para que nós possamos quebrar a cadeia de infecção do sarampo”, declarou.
Todas as crianças nascidas no Brasil, com idade de até um ano, são obrigadas a tomar a vacina contra a doença com reforço até os quatro anos. Adolescentes de até 19 anos que não foram vacinados na infância devem tomar duas doses. A segunda trinta dias após a primeira.
“A campanha de vacinação ocorre em decorrência da quase pandemia que a Europa vive, com casos de sarampo na França, Portugal, Alemanha, e até mesmo Estados Unidos. Como o Brasil não tem 95% de cobertura e imunização contra o sarampo, essa campanha foi priorizada pelo Governo Federal”, pontuou a coordenadora que ressaltou os perigos do sarampo. “É uma doença muito perigosa e nós precisamos ficar alertas aos sintomas: tosse, coriza, febre alta, e manchas avermelhadas pela pele.”
No Brasil, apenas em 2011 foram confirmados 17 casos de sarampo, um deles em Teresina, capital do estado. O caso foi identificado em maio, em um paciente do sexo masculino, 43 anos, não vacinado, e com histórico recente de visita à Europa. O último registro de sarampo no estado havia sido em 1999.
Conceição frisou que o Brasil não vive uma situação de risco em relação à doença. “Nós não estamos tendo casos brasileiros com vírus brasileiro. Todos os 17 casos foram importados de outros países por turistas”, concluiu.