sábado, 23 de julho de 2011

Desmatamento na Amazônia tem queda de 42% em junho, diz Imazon

 
   O ritmo de desmatamento na Amazônia Legal diminuiu no mês de junho, segundo levantamento feito pela organização ambiental brasileira Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), divulgado nesta sexta-feira (22).
   O relatório elaborado pela ONG, a partir de imagens de satélite, apontou desmatamento de 99 km² no bioma no mês passado, uma redução de 42% no comparativo com junho de 2010.
   De acordo com Sanae Hayashi, pesquisadora do Imazon, a queda surpreendeu porque o mês é o primeiro do período considerado crítico para o desmatamento, devido ao início da seca na Amazônia, que facilitaria as queimadas e, consequentemente, a devastação da floresta. “Acreditamos que a queda pode já ser resultado das operações de fiscalização implementadas pelo Ministério do Meio Ambiente e outros órgãos”, afirma Sanae.
   No acumulado entre agosto de 2010 e junho de 2011, o desmatamento foi de 1.534 km², aumento de 15% em relação a agosto de 2009 e junho de 2010. O estado de Mato Grosso foi responsável por derrubar 38% deste total e é líder no ranking do desmatamento, seguido do Pará (25%) e de Rondônia (21%).
   A cobertura de nuvens em junho impediu que 35% da Amazônia Legal fosse monitorada por satélites, de acordo com o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD).