quarta-feira, 27 de julho de 2011

Brasil, um país de contrastes sociais

favelização no Brasil


    O Brasil é um país de dimensões continentais, com mais de 8,5 milhões de km², possuindo 26 Estados e mais o Distrito Federal. Ocupa uma posição de destaque no cenário internacional por ser um país onde impera os  problemas sociais provocados pela desigualdade de renda entre as classes , desemprego, violência generalizada, falta de moradias, corrupção, alto índice de analfabetismo, enfim,  temos uma herança histórica no que diz respeito a distribuição da riqueza entre o povo. O processo de globalização cada vez mais autêntico, tem provocado maior distanciamento entre aqueles que detêm os meios de produção e os que detêm a força de trabalho, fazendo com que a maior parte da população fique excluída  do mercado de trabalho, logo esse mercado torna-se cada vez mais competitivo, pois diante dos avanços provocados pelo aprimoramento das  novas tecnologias, as pessoas que não buscam a qualificação ficam excluídas do mercado de trabalho e são obrigadas a buscar ocupação nas atividades informais

pessoas que sobrevivem do lixo


 Sabe-se que, as desigualdades sociais e econômicas fazem parte de todos os países, independentemente de ser rico ou pobre, embora seja mais efetivo em nações subdesenvolvidas e emergentes que sofrem com as consequências oriundas da forma de colonização a qual foram submetidas. São várias as causas que contribuem para a condição de subdesenvolvimento em que se encontram muitos países. Dentre elas, as principais são:
 Disparidade em relação à distribuição da renda, ou seja, uma grande parcela da população recebe baixos rendimentos, o que contribui para o agravamento da pobreza. Geralmente a riqueza permanece nas mãos de uma minoria, enquanto a maioria vive com sérios problemas sociais.
- Extrema concentração das propriedades agrícolas, onde os melhores solos e os maiores investimentos estão voltados para a agricultura de exportação.
- Nível baixo de escolaridade: esse item é resultado das diferenças de rendimento, desse modo, muitas crianças em idade escolar são forçadas a deixar os estudos para desenvolverem algum tipo de trabalho, com a finalidade de contribuir com a renda familiar.
- Condições extremamente precárias de moradia: O modo de moradia das pessoas reflete a classe à qual a pessoa pertence, os bairros da periferia são desprovidos dos serviços públicos básicos (água tratada, esgoto, iluminação, coleta de resíduos sólidos, postos de saúde entre outros). A partir da segunda metade do século XX, os centros urbanos tiveram um vultoso crescimento, no entanto, o aumento não foi acompanhado pela infraestrutura, formando bairros marginalizados. Esse processo foi proveniente do intenso êxodo rural (migração de trabalhadores rurais em direção às cidades), fazendo com que as cidades se tornassem urbanizadas.
 A fome e a subnutrição: em muitos países que se enquadram na condição de subdesenvolvidos e, em especial o Brasil, a população enfrenta a falta parcial ou total de alimentos, muitas vezes uma parcela da população não possui recursos financeiros suficientes que garantem o acesso à quantidade de calorias diárias que uma pessoa necessita. Nesse contexto, ocorre também e de forma bastante intensa a subalimentação, que se caracteriza pela ingestão de alimento de forma descontínua, onde a quantidade de calorias é insuficiente para um bom crescimento e desenvolvimento das atividades cotidianas, ou seja, o fato de você comer muito não significa que está bem alimentado.
O Brasil que queremos, depende antes de mais nada, de você!!!!!!!